quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A 'força de vontade' versus Bariátrica

Eu meio que surpeendo as pessoas que não me veem há algum tempo.

Elas me elogiam, mostram os dentes pra mim e finalmente, vem a pergunta fatal:

-Mas o que tu fez pra emagrecer?

Elas querem o nome do santo mas não o passo a passo de como se chegou ao altar. As pessaos querem o milagre pronto. E por isso que eu visualizo a frustração cada vez que eu respondo que fiz bairátrica.

Ninguém quer saber os percalsos que eu passei até conseguir operar, os dez dias consecutivos de crise renal que eu tive na praia, as várias idas ao nefrologista, ao clínico, ao cirurgião, psicólogo, nutricionista.

O que elas queriam na verdade, a expectativa que elas projetam em cima da minha resposta, é que eu ofereça o poder de solucionar os problemas delas. Se eu tivesse emagrecido com dieta, ninguém ia querer saber das dificuldades, da ansiedade, de cada etapa vencida...iam querer saber do mais fácil, de qual dieta milagrosa era essa.

Eu quase leio o pensamento das pessoas.É alguma coisa do tipo : 'OPERANDO O ESTÔMAGO ATÉ EU EMAGREÇO'.

Então opera, pô!

Daí vem as mais esfarrapadas desculpas:

- o sus não paga
- meu convênio não cobre
- no sus demora muito ( mas ninguém dá o primeiro passo de ir atrás da consulta)
- eu me aceito assim ( então não me pede dieta e não reclama de ser 'assim')
- essa cirurgia é muito perigosa
- reclamam que tem que tomar vitamina pro resto da vida ( mas tomam remédios pra diabetes e hipertensão sem problema algum)
- sempre conhecem uma história triste de alguém que morreu na mesa ( eu conheço UMA história de gente que morreu na mesa, e muitas histórias, infinitas, de gente que morreu de ataque cardíaco, derrame e outras patologias associadas à obesidade)

E ao mesmo tempo se sentem desmotivadas de mais pra (re)começar alguma dieta. Então não vem me condenar sem qualquer conhecimento de causa.

Enche o saco, sabe? PQP...

Amanhã a minha mãe opera a pálpebra, resolve de última hora e aproveitou as férias. Deus proteja, ela fuma duas carteiras de cigarro por dia...

Um comentário:

Ninha disse...

Oi Lelê. conheci seu blog hj..massa sua trajetória. Estou no iniciozinho da minha, ainda na coleta de exames, mas confiante. Sobre o post....saco né? Mas quem pensa assim é quem não tem conhecimento, nem médico e nem de sua vida. É tão difícil emagrecer e qnd optamos pela cirurgia, é pq não aguentamos mais n é mesmo? beijos